Papiro que cita "mulher de Jesus" causa controvérsia entre especialistas

O papiro do século 4º d.C. que contém uma referência à suposta "mulher de Jesus", revelado ontem, já está causando um movimentado debate entre os especialistas, como era de se esperar.

Apresentado nesta semana em Roma, numa reunião de estudiosos da língua copta (idioma extinto do Egito no qual o fragmento de texto está escrito), o papiro deixou dúvidas sobre sua autenticidade.

"Eu diria que é uma fraude. A caligrafia não parece autêntica", declarou Alin Siciu, papirologista da Universidade de Hamburgo, na Alemanha, à agência de notícias Associated Press.

Especialistas também questionaram a espessura da tinta (parece que as letras foram reforçadas repetidas vezes) e o aspecto excessivamente "limpo" do papiro.

Ninguém pôs em dúvida, no entanto, a integridade da historiadora Karen King, da Universidade Harvard, responsável por trazer a público o texto depois de tê-lo recebido das mãos de um colecionador particular, que não quer ser identificado...

Fonte: (Folha)

Nota Gilberto Theiss: Se provarem definitivamente que o papiro é falso, este fato não será surpreendente. Tem sido comum a prática desonesta de experimentos ou descobertas que se intitulam como sendo científica. A prática e os estudos não parecem acontecerem com o objetivo de desvendar a verdade sobre a existência humana (se é que algum dia foi), mas, se tornou em grande peso, uma guerra filosófica entre naturalismo e teísmo. Há tantas fraudes no meio acadêmico científico que vai desde um pedaço de dente de um porco defendido por anos como uma evidência de um ancestral humano comum até as ficções de cinema com enredo de realidade para massificar a ideia de que Jesus não era tão inocente como o cristianismo predisse à séculos.  O meu apelo é que, os cristãos, não façam uso das mesmas armas que muitos ateus de plantão tem feito - o da desonestidade científica e filosófica, com o objetivo de destronar a Deus e os valores morais aqui neste mundo impregnados pela Bíblia.